Conheça a gestão de armazenagem

Conheça a gestão de armazenagem

A tecnologia é uma grande aliada na gestão eficiente de empresas. Atualmente, existem vários recursos que deixam os processos produtivos mais ágeis, proporcionando eficiência e também economia. Um dos recursos importantes para atender a cadeia logística de empresas é a gestão de armazenagem. Muito além da estocagem de itens de forma adequada, este sistema de gestão oferece eficiência logística atendendo demandas internas e externas.

Otimizar o controle de estoque por meio da automatização é um recurso para diminuir os custos e gastos dentro do procedimento, a fim de centralizar dados, armazenar essas informações e transformá-las em conhecimento aplicado à gestão. Permitindo mensurar a produtividade da equipe e o tempo de retrabalho. Controlar a disposição dos itens no estoque conforme o fluxo de vendas a fim de evitar perda de produtos por prazo de validade. Outro ponto ao qual o software é aliado é a hora do inventário. Conseguir acompanhar as entradas e saídas de produtos ao longo do período permite controles mais ágeis.


Por meio de tecnologias de softwares, leitores de códigos de barras, rastreadores e coletores de dados, a gestão de armazenagem acompanha a movimentação de insumos, produtos semi-acabados e finalizados. O processo é executado por meio de cinco fases: recebimento, conferência, identificação, armazenagem e expedição.

Na etapa de recebimento são identificadas informações de notas fiscais, características dos itens e comparação aos pedidos de compra. A segunda fase é a de conferência, na qual os dados mais específicos dos produtos são checados (lote, data de fabricação, número de série). Neste processo também é feita a avaliação de cada item, avaliando avarias. Na etapa de identificação, cada item recebe um código de barras que será utilizado para todas as movimentações dentro do armazém. Quando realizado por softwares, esse processo é mais rápido e eficiente. Nas etapas de armazenagem e expedição, cada item segue em movimentação até o destino final.

Todos os processos da gestão de armazenagem são realizados com foco na segurança, agilidade, eficiência e economia, auxiliando a cadeia logística de empresas e indústrias. 

O ERP Datavale é focado nas necessidades de diferentes segmentos:

• Manufatura: estoque, separação de itens, picking, impressão de etiqueta, endereçamento, PEPS (FIFO), entre outros.

• Distribuição: paletização, inventário, geração de nota fiscal, impressão de etiqueta dupla, shelf life, troca de informações entre sistemas, planejamento de armazenagem.


Fonte: Datavale